Animais de estimação e Obesidade

A obesidade não é apenas um problema nos humanos; animais de estimação também têm experimentado esse problema!

Porque esses animais estão com excesso de peso?

A resposta é a mesma tanto para cães e gatos quanto para seres humanos: muitas calorias e pouca ou nenhuma atividade física. A razão mais comum para a superalimentação é que os proprietários querem mostrar para seus animais que se importam com eles. Além, de ser uma maneira de mimar o amiguinho. Porém, um petisco extra pode se transformar em 5 kg, 10 kg e assim por diante.

É importante que o proprietário esteja ciente da quantidade de alimento necessária para o seu animal. Se lhe for dada a oportunidade a maioria dos animais comem mais do que necessitam.

Problemas de saúde devido ao excesso de peso:

Um animal de estimação com excesso de peso não é um animal de estimação saudável. Os proprietários precisam reconhecer que eles estão colocando a saúde de seus animais em risco ao permitir o peso extra. A obesidade leva habitualmente à diabetes, problemas cardíacos e artrite. Um animal com excesso de peso não terá uma velhice agradável. Animais de estimação com excesso de peso são mais propensos a displasia da anca, costas, dor nas articulações e doenças endócrinas. Estudos mostram que os animais magros têm menos problemas de saúde e uma expectativa de vida maior em até 2 anos!

Converse com o veterinário para descobrir o peso ideal do seu animal de estimação, em seguida, monitore o peso do seu animalzinho semanalmente ou mensalmente, através da avaliação das costelas ou utilizando uma balança. Sempre procure o medico veterinário antes de iniciar uma nova dieta com o seu animal.

Como saber se o seu animal esta acima do peso?

Cada dia que passa mais animais de estimação estão com sobre peso, estamos acostumados a ver animais que pesam mais do que o ideal e infelizmente, o padrão hoje é o animal estar alguns quilos acima do peso. Muitas vezes, se um animal é magro, o proprietário pensa que o animal não está se alimentando direito. Colocar o animal em uma escala de peso não é a melhor maneira de avaliar se ele está obeso. Pois, há uma tremenda variação individual no peso ideal de cada um. É melhor avaliar a aparência do animal, ao invés de, calcular o peso ideal para cada raça.

A condição corporal é a melhor maneira de julgar se ele está obeso ou não.

Você deve ser capaz de sentir as costelas do seu animal de estimação facilmente sem pressionar, mas você não deve ser capaz de visualizar as costelas simplesmente olhando para o animal. O dorso do animal visto de cima, deve assemelhar-se a uma ampulheta. Você pode realizar estas verificações rápidas, mas como é difícil para os donos avaliarem, é melhor procurar um médico veterinário.

Uma dieta para você e para seu animal de estimação?

A prevenção é realmente a chave. É muito difícil conseguir com que os animais de estimação percam peso, especialmente se for um animal artrítico que não pode se exercitar normalmente. Pode ser um desafio a hora de calcular a quantidade ideal de ração para alimentar o seu bichinho. No pacote de ração vem especificada a quantidade media ideal de acordo com peso e tamanho do animal. Porem, estilo de vida, nível de atividade, e a idade também afetam a quantidade de alimentos necessária.

Se o animal está com excesso de peso, isto pode indicar que a conversão alimentar do organismo do animal é menor do que o indicado no pacote de ração. Então, é necessário ajustar a quantidade a partir daí. Em seguida, basta diminuir calorias na dieta e aumentar a quantidade de exercícios.

Uma motivação extra é que as pessoas que perdem peso junto com os seus animais de estimação são mais propensas a se manter em forma. Além disso, uma caminhada diária ajuda a manter o corpo e a mente mais jovem. Caminhe com o seu cão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: