10 razões para castrar o seu cão ou gato macho!

“Devo? Não devo?” Para muitos proprietários, a questão de castração é um grande dilema. Alguns podem estar indecisos sobre castrar ou não o animal de estimação da famí­lia, argumentam que a esterilização não é natural. Qualquer que seja seu ponto de vista, estudos mostram que castração pode ajudar os cães e gatos a viverem mais, de forma mais saudável e com menos problemas.

1. Evitar ninhadas indesejáveis: A cada ano, centenas de milhares de animais sao nascidos e abandonados nas ruas, devido à acasalamentos não desejados por seus proprietários. Muitas vezes, os proprietários de cães/gatos machos não conseguem perceber a contribuição do seu animal de estimação para as ninhadas de filhotes nascidas diariamente. A castração pode impedir que o seu animal seja parte desse problema.

2. Eliminar o risco de câncer de testículo: Isso parece bastante simples … se o animal não tem os testículos, ele não corre o risco de ter câncer testicular! Não se esqueça, se o animal tem apenas um testículo na bolsa escrotal, o veterinário responsável terá de encontrar e remover o segundo testículo, caso contrário, o risco continua alto.

3. Reduzir o risco do aumento da próstata, abcessos, ou câncer: Os machos castrados são menos propensos a sofrer de infecções ou doenças nas glândulas reprodutivas ou prostáticas, ou desenvolver problemas genito-urinários.Sem a influência da testosterona, a possibilidade de problemas relacionados a próstata diminui muito. Nos cães, um aumento anormal da próstata pode causar dificuldade ao urinar ou ate mesmo levar a constipação.

4. Reduzir o risco de hérnias perineais: Hérnia é a protrusão de um órgão ou parte dele através de um orifício natural ou adquirido. Neste caso, a gordura corporal, ou mesmo órgãos, podem migrar através de um buraco na parede muscular e acabar sob a pele, ao redor do ânus. Esta é uma condição desconfortável e só pode ser corrigida através de intervenção cirúrgica. Os machos não castrados correm um alto risco de desenvolver esta condição.

5. Diminuir o desejo de perambular: Cães e gatos, não castrados, adoram patrulhar o seu “território”. Se eles estão apenas checando a vizinhança ou à procura de fêmeas, as chances de entrarem em uma briga ou serem atropelados por um carro são muito mais elevadas para animais não castrados.

                                                   Imagem de Juliana Bussab

6. Diminuir o risco de contrair viroses(felinos): Os conflitos sociais (de natureza sexual, alimentar ou territorial) resultam em ferimentos graves e são uma via importante de transmissão de doenças infectocontagiosas (ex: Imunodeficiência Felina -FIV e Leucemia Felina -FeLV) que aumentam as taxas de morbidade e mortalidade dos gatos. Os gatos machos não castrados, de mais de quatro anos que são adeptos dos passeios ao ar livre estão mais expostos do que os outros à infecção pelos vírus do FELV e do FIV.

7. Diminuir os odores em sua casa: Quase todos estão incomodados com a urina ou manchas de urina embaraçosa ao redor do mobiliário. Castrar o seu animal de estimação pode minimizar os odores e ajudar a diminuir ou ate mesmo acabar com o comportamento de demarcação de território.

8. Diminuir o comportamento de luta e a agressividade: Além de procriação, gatos machos são conhecidos por entrar em brigas, muitas vezes resultando em lacerações graves e grandes abcessos.Cães machos também tendem a ter cicatrizes como resultado de batalhas. A castração torna o seu animal mais calmo, meigo e sociável promovendo o contacto próximo com o seu dono e reduzindo os conflitos sociais entre esses animais.

9. Indicação veterinária necessária: Se o seu cão tem uma hérnia perineal, próstata aumentada ou certos tipos de tumores ao redor do ânus, a castração vai ajudar a resolver o problema e melhorar o prognóstico do animal.

10. Evitar espalhar genes ruins: A prevenção de ninhadas indesejadas já foi mencionada, mas um efeito secundário da castração é de parar a propagação de genes para a displasia coxofemural, problemas de coração hereditário, e outros problemas genéticos.

Muitos proprietários ficam preocupados, pois acreditam que a castração irá alterar a personalidade do animal, deixá-lo obeso e preguiçoso. Mas a verdade é que muitos animais sentem-se melhores quando são castrados, pois, perdem aquela energia, impulsividade que fica acumulada dentro deles e pode levar o animal a um quadro de estresse. Castrar seu animal não irá transforma-lo em outro animal. O resultado é mais felicidade, um animal mais focado, livre de sintomas de sobrecarga hormonal como fugir, urinar em casa e no caso do cão latir insistentemente.

Ajude a combater a superpopulação o abandono: castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!



2 Comments on “10 razões para castrar o seu cão ou gato macho!

  1. Li a matéria, achei simples e objetiva!!! Parabéns! Meu filhinho de 1ano e 3 meses será castrado sexta, espero que de tudo certo d que pare de fazer xixi pela casa…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: